top of page
Buscar

Factfullness - Instinto de Negatividade

  • Foto do escritor: Vitor Teixeira
    Vitor Teixeira
  • 1 de fev. de 2023
  • 2 min de leitura


ree


O instinto de negatividade é uma tendência natural que as pessoas possuem de se concentrar nas coisas ruins e negativas da vida. De acordo com o livro Factfulness, esse instinto é alimentado por fatores como a mídia, a política e a cultura. Isso pode levar as pessoas a acreditarem em um mundo mais negativo e pessimista do que realmente é.

Um indicador desse instinto de negatividade é a percepção errônea de que as coisas estão piorando. Embora haja muitos problemas e desafios, é importante lembrar que muitas coisas melhoraram ao longo do tempo. Por exemplo, a expectativa de vida aumentou, a fome e as doenças foram reduzidas e a pobreza está diminuindo.




Outro indicador é a tendência de se concentrar nas más notícias. As pessoas tendem a prestarem mais atenção às notícias negativas, como violência e desastres naturais, e ignorarem as notícias positivas. Isso pode levar a uma visão distorcida da realidade e a um senso de insegurança e ansiedade.

O instinto de negatividade também pode fazer com que as pessoas acreditem que a situação global é pior do que realmente é. Embora haja muitos problemas, como o aquecimento global e a desigualdade econômica, é importante lembrar que muitas coisas estão melhorando.


Por exemplo, a educação e a saúde estão melhorando em muitos países e muitas pessoas estão saindo da pobreza.




O medo também é um indicador desse instinto de negatividade. As pessoas tendem a se preocupar com perigos exagerados, como a ameaça de terrorismo ou de doenças infecciosas. Embora esses perigos sejam reais, é importante lembrar que eles são raros e que as pessoas geralmente estão muito mais seguras do que pensam.


Por fim, é importante lembrar que o instinto de negatividade é natural e que todos nós somos vulneráveis a ele. No entanto, podemos trabalhar para mudar essa tendência e ter uma visão mais realista e otimista do mundo. Isso pode ser feito seguindo fontes de notícias confiáveis, procurando por informações precisas e dados e mantendo um senso crítico e equilibrado.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Por que você quer o que quer ?

Ao longo da minha carreira, passei por diversas empresas de variados segmentos, e na maioria delas trabalhei em projetos relacionados a...

 
 
 

Comentários


bottom of page